Mais recentes:

Terra dos Sonhos - novos rurais, 2013 | 420doc#19

Terra dos Sonhos, de Nuno Leocádio
A cidade, considerada outrora um mundo de oportunidades e de qualidade de vida é hoje uma desilusão para os que nela não encontram resposta para os seus anseios. Inverter esta situação, é o desejo de muitos, que procuram no interior do país a “Terra dos sonhos”.
Sãos os novos rurais, que ao regressarem á terra dos seus antepassados recuperam e renovam estas localidades de enorme potencial endógeno e capacidade de desenvolvimento, no entanto abandonadas de Portugal.

O documentário Terra dos Sonhos, realizado por Nuno Leocádio, é o resultado do projecto final do curso de Animação Sociocultural do Instituto Politécnico da Guarda, que juntamente com Rafael Rolo criaram a sua primeira realização.
Os animadores socioculturais devem assumir responsabilidades como agentes nas alterações sociais, devem estar aptos a promover uma sociedade formada e informada. Desta forma surge o documentário como meio de difusão de determinados problemas e potencialidades do interior rural.
Perante o abandono e degradação a que várias localidades do interior do país estão condenadas, este é um tema fundamental que nunca é demais divulgar.
O documentário procura valorizar as potencialidades das localidades rurais, apresentando soluções de rentabilidade que contrariem a recente conjuntura.
Ao longo do documentário são exibidos casos de sucesso de investimento em localidades do interior, pretende-se com isso despertar o interesse do espectador sobre o regresso ao campo.
Alimenta-se a esperança de que é possível alterar o despovoamento do interior, restabelecer o tecido demográfico e tentar inverter a litoralização exacerbada de Portugal.
O filme pretende evidenciar as disparidades entre litoral e interior que, segundo os censos 2011: “Portugal é cada vez mais um país litoralizado”.
Deseja-se caracterizar a realidade vivida em determinadas localidades do interior de Portugal, onde a falta de serviços públicos, a falta de investimento sustentado e sustentável estrangulam o desenvolvimento comunitário.
Pretende-se com o filme demonstrar as potencialidades que tais localidades oferecem para que se possa promover desenvolvimento sociocultural, turístico e económico, bem como comprovar que é possível criar projectos que se traduzam em qualidade de vida em localidades rurais.
https://www.fb.com/TerradosSonhosDocumentario

420doc@boun.cr
http://420doc.blogspot.pt
http://fb.com/420doc
Partilhar este documentário! :

Enviar um comentário

 
Agradecimentos : Design | Youtube | Blogger | Facebook
Direitos de autor? Liberdade de Partilha!. 420doc - Documentários à Esquerda ! - No Rights Reserved Google+
Sugira documentários através da página do facebook! ou através do email info@420doc.tk !